MATO GROSSO DO SUL, terça-feira, 11 de dezembro de 2018 - BOM DIA!   
 P r i n c i p a l
 I n s t i t u i ç ã o
 E s t a t u t o
 H i s t ó r i c o
 D i r e t o r i a
 C a d e i r a s
 N o t í c i a s
 I m a g e n s
 A r t i g o s
 S u p l e m e n t o
 R e v i s t a s
 W e b - M a i l
» MEMBROS


PAULO SÉRGIO NOLASCO DOS SANTOS

   




PAULO NOLASCO
Academia Sul-Mato-Grossense de Letras – Cadeira nº 20


   


   Endereço residencial: Rua Dr. Nelson de Araújo, 1850 - Dourados (MS).
   Endereço profissional:
   Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Universitário de Dourados, Departamento de Comunicação e Expressão. Rodovia Dourados - Itahum, km 12 - Dourados, MS - Telefone: (67) 4227118 ramal: 40 - Fax: (67) 4226183

   Paulo Nolasco nasceu em Dourados (MS) em 01 de junho de 1958. Muito cedo descobriu a Literatura através de Em busca do tempo perdido de Marcel Proust e de Perto do coração selvagem de Clarice Lispector.
   Graduou-se em Letras – Licenciatura Português/Inglês pela UFMS/Campus de Dourados (1981).
   É Mestre em Teoria da Literatura pela Universidade de Brasília/UnB (1982/1984) e Doutor em Literatura Comparada pela Faculdade de Letras da UFMG (1989/1993).
   É Professor Associado de Teoria da Literatura e Literatura Comparada na UFMS desde 1984, onde também leciona Literatura Comparada e Crítica Literária no Programa de Pós-Graduação em Letras, nível de Mestrado.
    Atualmente é Professor na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), onde também é diretor da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (empossado em 26/09/2006).
   Na UFMS, num trabalho constante com outros colegas, desempenhou papel decisivo para a criação do Mestrado em Letras, que ajudou a consolidar e onde vem desenvolvendo atividades de pesquisa e orientação de dissertações. Organizou vários eventos científico-culturais e literários, promovendo anualmente os Ciclos de Literatura, já na XII edição, evento de extensão que reúne pesquisadores de várias Universidades brasileiras.
   Coordenador da Linha de Pesquisa Limiares Críticos do GT de Literatura Comparada da ANPOLL, no biênio 2000/2002, e Coordenador do GT de Literatura Comparada da ANPOLL no biênio 2002/2004. Membro do Conselho da ABRALIC durante os biênios 1996/1998 e 1998/2000.
   Presidente da Comissão de criação do Mestrado em Letras da UFGD.
   Participou de vários congressos no Brasil e no exterior.
   Possui livros publicados: 02 livros de sua autoria , 04 livros organizados e vários artigos em revistas e periódicos especializados.
   Membro da Association Internacionale de Littérature Comparée / AILC e da Fédération Internacionale des Langues e Littératures Modernes /FILLM .
   Membro da Academia Douradense de Letras desde 15 de setembro de 2000, onde ocupa a cadeira número 25 cujo patrono é Lídia Bais.
   Ao longo de sua trajetória de estudioso das Letras, Paulo Nolasco foi aluno de notáveis professores, críticos e escritores, de quem se orgulha de ter sido aluno de Cassiano Nunes, Neide de Faria, Eneida Maria de Souza, Wander Melo Miranda, George Yúdice e grande amigo da escritora e crítica literária Tania Franco Carvalhal, tendo reunido expressiva correspondência desses mestres.
   A partir de Dourados, sua terra natal, construiu e consolidou amizade com inúmeros intelectuais do Brasil e do exterior, sem descuidar da valorização e reconhecimento dos talentos de sua cidade e do estado de MS.
   É grande admirador da erudição dos Professores José Pereira Lins e Maria da Glória Sá Rosa, e particularmente pelos seus trabalhos em prol da cultura do estado de MS.
   É irmão do professor universitário e escritor Edgar Nolasco, de quem se orgulha, além de tudo, por ter sido seu aluno na Graduação em Letras.
   Sobre a literatura e cultura do Brasil central já desenvolveu dois projetos de pesquisa e atualmente desenvolve o Projeto “Regionalismos Culturais: contatos e relações entre literaturas de fronteira”. Sobre esta área de estudos em especial publicou 02 livros: Ensaios farpados: Arte e cultura no pantanal e no cerrado (2003) (2004) e O Outdoor invísivel: crítica reunida (2006). Além desses dois, é autor dos seguintes títulos: Nas malhas da rede: uma leitura crítico comparativa de Julio Cortázar e Virginia Woolf (1998), Ciclos de literatura comparada (2000), Literatura Comparada: Interfaces e transições (2001), Divergências e convergências em literatura comparada (2004).

   Paulo Sérgio Nolasco dos Santos tomou posse solene na Academia Sul-Mato-Grossense de Letras na noite de 27 de novembro de 2006. A solenidade aconteceu no Auditório da Reitoria da UFGD (Rua João Rosa Góes, 1761 - Dourados/MS) e o acadêmico foi recepcionado em discurso, na ocasião, pela acadêmica Maria da Glória Sá Rosa (Profª Glorinha).

   A Cadeira 20 da ASL pertenceu anteriormente ao saudoso acadêmico Otávio Gonçalves Gomes.
   

 
Voltar

Academia de Letras


Copyright Academia Sul-Mato-Grossense de Letras
Todos os direitos reservados

::Webmaster::